Noticias sobre Andebol 1



MUNDO DO DESPORTO

Andebol Universitário 2015: UMINHO Recebe Campeonato  Europeu  Universitário de Andebol





O evento desportivo internacional conta com a participação de treze universidades de sete países europeus, num total de seis equipas masculinas e nove femininas.


A cidade de Braga acolhe, durante esta semana, o Campeonato Europeu Universitário de Andebol 2015. Nesta que é a 8ª edição do evento, Portugal e a Universidade do Minho (UMinho) voltam a ser anfitriões de um evento internacional de andebol, depois de o ano passado terem recebido o mundial universitário da modalidade, no qual Portugal sagrou-se campeão.

Organizado pela Federação Académica do Desporto Universitário, em parceria com a UMinho e a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), com o apoio da Associação Europeia do Desporto Universitário (EUSA), o campeonato tem início hoje e decorre até ao próximo domingo, dia 9 de agosto. Este evento conta com o envolvimento da Federação Europeia de Andebol (EHF) e, a nível nacional, com uma parceria estabelecida com a Federação de Andebol de Portugal, e, ainda, com um forte apoio local da Câmara Municipal de Braga.

MUNDO DO DESPORTO

Apesar dos vários eventos desportivos internacionais organizados pela UMinho/AAUM, nomeadamente o 11º evento internacional e o 6º europeu, este é o primeiro europeu da modalidade organizado através de uma parceria entre as duas instituições. Desta forma, e como afirmou Gabriel Oliveira, treinador da equipa minhota, “este europeu tem ainda mais significado”. A UMinho/AAUM vai ser representada, apenas, pela equipa masculina, a qual entrará na competição com grandes ambições, de forma a assegurar que vão manter o título de campeões.

A cerimónia de abertura está marcada para hoje, dia 2 de Agosto, às 18h00, na Praça da República, em Braga. O campeonato terá início amanhã, às 10h00, com a competição feminina. O primeiro jogo da competição masculina será pelas 12h00. Ambas as estreias terão lugar no Pavilhão Desportivo da UMinho, em Gualtar.

A escolha da cidade de Braga para acolher o evento deveu-se ao facto de Guimarães ter recebido, no ano passado, o mundial universitário da modalidade, e como referiu Carlos Videira, presidente do Comité Organizador e presidente da AAUM,

MDnas competições internacionais procuramos sempre assegurar um equilibro entre os campeonatos que são organizados em Braga e em Guimarães. Depois da organização do Campeonato Mundial Universitário em Guimarães em 2014, entendemos que agora deveríamos trazer esta organização para Braga que também é uma cidade com forte tradição no andebol desde há muitos anos a esta parte”.

Este campeonato pretende, sobretudo, assentar na estratégia de promover o desporto universitário e projetar a sua imagem a nível nacional e internacional. De acordo com Carlos Videira os objetivos da competição passam por “proporcionar a todas as delegações as melhores condições de competição, contribuir para o desenvolvimento da modalidade e do desporto universitário. Procuramos ainda envolver um número muito significativo de voluntários que são essenciais para o sucesso do campeonato. Depois há toda a dinâmica e envolvente social deste tipo de eventos que também são importantes para promover a academia, a cidade e o próprio país. É nisso que estamos empenhados”.


A Câmara Municipal de Braga tem vindo a assumir-se como um parceiro estratégico nesse tipo de organizações, o qual assumiu, desde o início, um compromisso com a AAUM e os SASUM. Sameiro Araújo, vereadora do Desporto do município de Braga, explicou que

faz parte do nosso plano estratégico trazer até Braga grandes eventos desportivos e, simultaneamente fazer de Braga uma cidade eclética quer ao nível da prática desportiva, quer ao nível da realização de grandes eventos desportivos. Pretendemos com a realização de eventos desta qualidade, dinamizar a prática desportiva junto da população, aumentando o número de praticantes e de amantes da modalidade. Pretendemos ainda a divulgação do nosso riquíssimo património cultural, gastronómico, etc”.






“Sinto que este desafio me fez crescer muito como pessoa e como profissional.”Depois da organização de um mundial de elevada qualidade nesta modalidade e após os diversos eventos internacionais que, em conjunto, a AAUM e a UMinho já receberam, todos eles, referências de sucesso, o nível e as expectativas estão certamente altas. Será mais uma oportunidade de se mostrar o que de bom se faz em Portugal e que só poderá confirmar a confiança que tem vindo anualmente a ser depositada por parte da EUSA nas nossas organizações”, refere Filipa Godinho, presidente da FADU.



MUNDO DO DESPORTOA organização espera uma grande afluência dos adeptos do andebol nesta competição, que contará com equipas muito próximas das melhores da Europa. Desta forma, Manuel Moreira, presidente da Associação de Andebol de Braga coloca a fasquia bem alta, desejando que este europeu “atinja em termos organizativos e desportivos, um grau, no mínimo igual ao Campeonato do Mundo Universitário realizado no ano passado, com o êxito reconhecido por todos, em todas as suas vertentes”. O responsável destacou, ainda, a importância desta competição para o fortalecimento da modalidade na regiãosabemos da importância que este campeonato representa para a cidade, para a universidade e para os adeptos do andebol, que são muitos no nosso distrito”.



A competição irá decorrer no Pavilhão Desportivo da UMinho e Pavilhão de Lamaçães. Vão ser disputados 42 jogos, todos transmitidos em streamming, estando em competição quinze equipas (nove femininas e seis masculinas), de sete países, num total de 300 atletas/oficiais em representação de treze universidades. Além dos atletas, estarão envolvidos cerca de 150 pessoas, entre voluntários, árbitros, staff, elementos de organismos nacionais e internacionais.

Governo atribui interesse público Campeonato Europeu Universitário de Andebol 2015


A Secretaria de Estado do Desporto e da Juventude reconheceu o campeonato universitário como evento de interesse público. O despacho publicado, no passado mês de junho, no Diário da República, referia que o evento em causa “tem ganho cada vez mais projeção internacional, quer no calendário da EUSA, quer no da EHF, contando, nesta edição, com a participação de centenas de atletas, oriundos de sete países”.

Para o Governo, a realização desta prova constitui um “estímulo ao aumento da prática desportiva, especialmente por parte dos jovens, além de contribuir para o desenvolvimento da cultura do voluntariado e, inequivocamente, para a afirmação do nosso país como local privilegiado para a realização de grandes eventos desportivos, na senda do sucesso da organização do Campeonato Mundial Universitário da mesma modalidade, em 2014, na cidade de Guimarães”.

O evento Campeonato Europeu Universitário de Andebol reflete, deste modo, os objetivos estratégicos do Governo para o desporto. Assim, reconheço como sendo de interesse público o evento referido”, refere a Secretaria de Estado do Desporto e da Juventude.

Equipas presentes na 8ª edição do Campeonato Europeu Universitário de Andebol
Masculino

Alemanha – HfPV Wiesbaden
França – Université de Strasbourg
Portugal – Polytechnic Institute of Leiria
Portugal – University of Minho
Roménia – University of Pitesti
Espanha – University of Cordoba

Feminino


Alemanha – HfPV Wiesbaden
Alemanha – University of Konstanz
Espanha – University of Malaga
França – University of the South Toulon-Var
Polónia – University of Vincent Pol
Portugal – University of Aveiro
Roménia – University of Pitesti
Turquia – Marmara University
Portugal – University of Porto



Enviar um comentário

 
Topo