Noticias sobre Andebol 1



Ventos do Norte empurram primeiros passos do ‘Hand – Ball

No ano em que comemora 75 anos de existência, a FAP dá a conhecer a primeira peça, alusiva à década dos anos 30.

O primeiro jogo de andebol sob a tutela da Federação Portuguesa de Hand Ball foi uma partida Académica – Sporting que os leões venceram por 12-3.

Mas, muito antes deste primeiro encontro do Campeonato de Portugal, em 1939, o andebol dava os primeiros passos no País, sobretudo a norte onde, desde cedo, FC Porto, Estrela e Vigorosa e Sport são nomes frequentemente associados às primeiras partidas, ainda que nem sempre identificadas com rigor e, cujas referências, umas vezes escassas outras confusas e até contraditórias, surgem no início da década.

Mas esta nova modalidade, que conquistava espaço dos relvados do futebol começou a ganhar forma e assumir-se como ‘Hand Ball’ assim que o alemão Armando Tschopp mandou publicar as regras do jogo no jornal ‘Sports’, em 1929.

O andebol, na vertente de onze, encantava já os portuenses que cedo acolheram a modalidade. Apesar da primeira associação a organizar-se ter sido a de Lisboa, em 1931, o Porto fê-lo imediatamente a seguir e são lhe atribuídas muito mais iniciativas e atividade do que à capital.

«...Muito antes da federação se estruturar como tal, as associações e os clubes rendiam-se à modalidade, sobretudo no Porto e Lisboa. O primeiro encontro entre as seleções de Porto e Lisboa (6-1), por exemplo, realizou-se em 1934. Para o Campo do Ameal viajou Henrique Pinto, um árbitro de Lisboa, que ainda teve de intervir numa cena de pugilato protagonizada pelos lisboetas...»

Cinco anos mais tarde, a 1 de Maio de 1939, a Federação Portuguesa de Hand-Ball seria formalmente criada por iniciativa da Associações de Lisboa, Porto e Coimbra.

No jornal ‘Norte Desportivo’ pode ler-se, a 25 de Maio, a maneira como o primeiro campeonato de Portugal começou a ganhar forma que é assim relatado: «Na última deslocação feita a Lisboa um dirigente da Associação de Hand-ball do Porto trocou conversações com os seus colegas lisbonenses sobre a desejada prova. A fórmula que ficou adotada é mais viável, os campeões do Porto, Coimbra e Lisboa disputarão o Campeonato Nacional. Porto e Lisboa por sorteio indicarão o adversário de Coimbra. Este jogo realizar-se-á na Lusa-Atenas. Depois os vencedores jogarão uma final em duas mãos - o desempate realizar-se-á numa cidade neutra. O goal-average não conta. Este sistema é mais desportivo e mais racional».

Não perca, no próximo mês, algumas curiosidades sobre o Andebol nos anos 40!




ANDEBOL MUNDO DO DESPORTO

Enviar um comentário

 
Topo