Alemanha vence invicta o Torneio das Quatro Nações
Excelente resposta da seleção nacional de sub19 de Portugal, que só cedeu nos minutos finais, perante um adversário fisicamente mais forte.A seleção nacional de sub19 feminina de Portugal perdeu esta noite no Pavilhão Municipal de Mêda com a Alemanha por tangencial 27-28, em jogo da terceira e última jornada do Torneio das Quatro Nações que, desde quinta-feira, decorreu em Figueira de Castelo Rodrigo, Pinhel e Mêda. Ao intervalo, a formação lusa perdia por 13-15.
Com este resultado, a forte equipa alemã conquistou invicta esta edição do torneio, e Portugal foi segundo, com os mesmos seis pontos que a França mas com melhor «goal-average».
No derradeiro jogo deste Quatro Nações Portugal defrontou uma equipa técnica e fisicamente muito forte. E, ao fim de três jogos noutros tantos dias, esse poderio físico das alemãs fez-se sentir.Portugal entrou bem no jogo, 'obrigando' a técnica alemã a solicitar o primeiro 'time-out' aos sete minutos (3-3) e assim se manteve até aos 20 minutos (9-9). Na baliza, Beatriz mostrava-se em excelente plano e peça importante para que Portugal passasse mesmo para a frente do marcador, com várias vantagens de dois golos. No entanto, até ao intervalo, e fruto de um parcial de 0-3, a Alemanha ainda veio a passar para a frente do marcador, indo para o descanso a ganhar por 13-15.
A segunda parte começou exatamente com o mesmo equilíbrio que marcou o primeiro tempo. Só que, aos 38 minutos, e a perder por 17-18, a equipa portuguesa teve uma 'branca' de nove minutos que a Alemanha aproveitou para fazer um parcial de 1-7, passando o marcador para um desnivelado 18-25. A partir daí, Portugal teve de correr sempre atrás do prejuízo.
A segunda parte começou exatamente com o mesmo equilíbrio que marcou o primeiro tempo. Só que, aos 38 minutos, e a perder por 17-18, a equipa portuguesa teve uma 'branca' de nove minutos que a Alemanha aproveitou para fazer um parcial de 1-7, passando o marcador para um desnivelado 18-25. A partir daí, Portugal teve de correr sempre atrás do prejuízo.
À entrada dos cinco minutos finais a Alemanha vencia por 23-28, Portugal registou uma excelente reação, com um parcial de 4-0, que no entanto se mostrou insuficiente para evitar a derrota tangencial por 27-28.
CARLOS PIRES SATISFEITO COM A EQUIPA
No final do jogo, o selecionador nacional mostrou-se globalmente satisfeito não só como desempenho da equipa frente à forte seleção da Alemanha como a resposta do grupo em todo o torneio.
"Relativamente ao jogo de hoje teve uma parte muito positiva - a luta, a ambição e a crença que as jogadoras evidenciaram, acreditando que podiam chegar a um resultado positivo", começou por salientar Carlos Pires. "Hoje tivemos mais dificuldades a nível defensivo do que nos dois jogos anteriores. Isso deveu-se a várias fatores, como uma maior desgaste da nossa equipa, por um lado, e pela qualidade acrescida do nosso adversário de hoje, com capacidade de rotação a nível de todas as jogadoras".
Carlos Pires reconhece que "nem sempre fomos capazes de estar bem organizados defensivamente e tivemos dificuldades. A garra e crença fizeram-nos lutar até ao fim, arriscámos mais no terceiro terço da segunda parte e faltou pouco para o empate que, sabíamos, não chegaria para ganhar o torneio. Arriscámos mas não fomos capazes, nesse momento, de ser eficazes. Parabéns ao adversário pelo que fez neste jogo e pela qualidade que mostrou durante todo o torneio".
Sobre a prestação global da equipa durante este torneio, Carlos Pires não esconde que "fiquei satisfeito pelo trabalho realizado pelas atletas. Dignificaram a seleção nacional e mostram que em boa hora lhes confiámos a honra de representar Portugal. O nosso objetivo principal para estes dias de estágio e torneio passavam por preparar o melhor possível a qualificação para o 'europeu', e penso que alcançámos os nossos objetivos", finalizou o selecionador nacional.
FRANÇA VENCEU ESPANHA
No final Dr. Anselmo Sousa, presidente da Câmara Municipal da Mêda, e o vice-presidente da FAP, Augusto Silva, entregaram o troféu à seleção vencedora. A Vereadora Dr. Lucília Coelho, vereadora da Câmara de Pinhel, encarregou-se de entregar o prémio à equipa portuguesa. Dr.Nelson Bolota fez a entrega dos prémios à seleção classificada em terceiro lugar, a França, enquanto ao quarto classificado os prémios foram entregues pelo Reverendo Pároco da Freguesia da Mêda, Padre Basílio.
Vê aqui a reportagem do segundo dia do Torneio das 4 Nações, realizada pela Localvisão TV.
Vê aqui a reportagem do primeiro dia do Torneio das 4 Nações, realizada pela Localvisão TV.
Calendário do Torneio 4 Nações de Andebol - Sub19 Femininos
FIGUEIRA CASTELO RODRIGO – Pavilhão dos Desportos - 5ª Feira – 19 de Março 2015 Portugal - França, 18-18 (9-9)
21h00 – Espanha - Alemanha, 21-23 (10-16)
PINHEL – Pavilhão Multiusos - 6ª Feira – 20 de Março 2015 16h00 – Alemanha - França, 28-22 (12-12)
21h00 – Portugal - Espanha - 22-21 (14-12)
MÊDA – Pavilhão Municipal da Mêda - Sábado – 21 de Março 2015 19h00 – França - Espanha, 20-17 (8-6)
21h00 – Portugal - Alemanha, 27-28 (13-15)
CLASSIFICAÇÃO FINAL 1.º Alemanha, 9 pts.
2.º PORTUGAL, 6 pts
3.º França, 6 pts.
4.º Espanha, 3 pts.
MUNDO DO DESPORTO

Enviar um comentário