Noticias sobre Andebol 1

ABC/UMinho e S.L. Benfica com os olhos postos naquilo que se espera venha a ser uma final inédita

Sábado, em Braga, o ABC/UMinho recebe os noruegueses do Stord Handball. Domingo, é a vez do SL Benfica defrontar, na Roménia, o Handbal Club Odorhei.

ABC/UMinho e S.L. Benfica começam este fim-de-semana a lutar por uma dupla presença portuguesa na final de uma competição europeia de clubes, disputando os jogos da primeira mão das meias-finais da Challenge Cup.

Já este sábado, a partir das 16 horas e com transmissão em direto na Bola Tv, e sob a direção de uma dupla de arbitragem que viaja desde a Rússia, o Liberty Seguros ABC/UMinho recebe no pavilhão Flávio Sá Leite a formação norueguesa do Stord Handball. Trata-se de um adversário que regressou este ano às competições europeias de clubes, depois de um período de interregno que imperava desde 2010/2011, época em que o Stord chegou aos oitavos-de-final desta mesma competição. 


ABC ANDEBOL
No seu plantel abundam os jogadores não noruegueses, constando da lista disponibilizada pela Associação Europeia 12 atletas oriundos da Dinamarca, entre os quais os dois guarda-redes; Eslovénia, Finlândia, Suécia e Estónia. Para chegar à meia-final, a formação norueguesa eliminou sucessivamente o KH Prishtina, do Kosovo; o HC Radnicky, da Sérvia e o Ramat Hashron, de Israel. Referem as estatísticas que não são uma equipa habituada a grandes ambientes já que, no total dos cinco jogos realizados esta época em casa a contar para a Challenge Cup (nota - em duas eliminatórias, frente ao Ramat e Radnicky fizeram os dois jogos em casa), somaram um total de pouco mais de 1.100 espectadores, numa média inferior a 240 por jogo.

Carlos Resende já assumiu o favoritismo da sua equipa não só no jogo como na eliminatória. "Somos mais do que favoritos à vitória, assumo esse favoritismo, com esta dose brutal de jogos que temos tido. Parece-me que são um pouco mais fortes do que os finlandeses de facto. No jogo contra o Dukla de Praga fizemos talvez um dos melhores jogos, em casa, esta época. E este adversário parece ser muito próximo com a equipa da República Checa”, referiu o treinador do ABC/UMinho.

S.L. BENFICA NA ROMÉNIA
BENFICA ANDEBOLO S.L Benfica entra em ação no domingo, na Roménia, onde a partir das 18 horas locais, defronta o Handball Club Odorhei. Os romenos têm sido presença certa nas competições europeias nos últimos quatro anos, com duas presenças na EHF Cup e outras duas na Challenge Cup.Para chegarem às meias-finais, os romenos ultrapassaram os britânicos do Cambridge HC; os luxemburgueses do Red Boys e, na última ronda, com duas vitórias sobre os ucranianos do ZTR Zaporozhye. 

Ao contrário do que sucede com o adversário norueguês do ABC, os romenos do Odorhei têm no fator casa um importante aliado. O seu pavilhão conheceu semrpe casa cheia (cerca de 1.500 espectadores) nos jogos das rondas anteriores da Challenge Cup. Mas isso não será, seguramente, problema adicional que o experiente plantel do S.L. Benfica não consiga ultrapassar.

O jogo da primeira mão, a disputar domingo na Roménia, vai ser dirigido por uma dupla do Kosovo.

Todas as informações sobre as competições europeias podem ser encontradas em www.eurohandball.com.

MUNDO DO DESPORTO

Enviar um comentário

 
Topo