Portugal será uma das 11 seleções europeias a participar no Mundial que vai contar com a presença de 24 finalistas.
A seleção nacional de sub-21 vai participar no XX Campeonato do Mundo de Juniores – sub-21 que se realiza no Brasil, entre 19 de Julho e 2 de Agosto. A presença portuguesa decorre do facto da Oceania ter decidido não se fazer representar na referida competição, pelo que a IHF entendeu, de acordo com os seus regulamentos e baseada nos resultados do último Mundial de juniores, atribuir esse lugar à federação continental da Europa.
A escolha da Federação Europeia de Andebol (EHF) recaiu em Portugal – melhor segundo classificado da fase de qualificação – e baseou-se em critérios que respeitaram o mérito desportivo já que o selecionado luso integrou o grupo de qualificação ganho pela Espanha, a seleção com melhor ranking entre os oito vencedores dos grupos – Rússia, França, Holanda, Noruega, Bielorrússia, Roménia, Espanha e Sérvia.
Recorde-se que já estavam apuradas para o Mundial júnior os dois primeiros classificados do Europeu de Sub-20 disputado em 2014, Alemanha e Suécia (nota – a Espanha foi terceira), bem como o atual campeão do Mundo, a Dinamarca.
”Recebemos com satisfação este convite, que é uma boa oportunidade desportiva, embora nos crie dificuldades acrescidas no plano financeiro”, comentou o presidente da Federação de Andebol de Portugal, Ulisses Pereira, que acredita que ” havemos de encontrar soluções” pelo que ” já comunicamos hoje à EHF que vamos participar no Campeonato do Mundo».
O XX Campeonato do Mundo de Juniores – Sub 21 vai disputar-se no Brasil, entre 19 de Julho e 2 de Agosto, e contará com a presença de 24 países, 11 dos quais em representação do continente europeu.
Enviar um comentário