Noticias sobre Andebol 1



MUNDO DO DESPORTO

Andebol Campeonato Europeu Universitário

Wiesbaden e Vicent Pol no feminino, UMinho e Córdoba no masculino são os finalista.

Quando falta apenas um dia para o fim do Campeonato Europeu Universitário de Andebol 2015, foram hoje conhecidos os finalistas na competição na vertente feminina e masculina – HfPV Wiesbaden (GER) e Vicent Pol (POL) no feminino, UMinho (POR) e Córdoba (ESP) no masculino, são os grandes finalistas do Europeu!

No feminino, hoje disputaram-se as meias-finais da prova, as quatro melhores equipas lutavam por um lugar na grande final a decorrer amanhã pelas 16h00, no Pavilhão da UMinho. Após a vitória de Wiesbaden (GER) sobre Universidade de Konstanz (GER) e Vicent Pol (POL) sobre Malaga (ESP), Wiesbaden defrontará Vicent-Pol (Polónia) na final e a Universidade de Konstanz (Alemanha) defrontará a de Málaga na luta pelo 3º lugar.

Alemãs e polacas serão assim as “estrelas” da final, da qual sairá a nova campeã europeia universitária, titulo que poderá ser renovado pelas polacas ou irá para as mãos das alemãs.


No masculino, os jogos de hoje eram determinantes e ainda havia algumas contas a fazer. Com a equipa de Córdoba (ESP) já apurada para a finalíssima, em causa estava principalmente o segundo lugar do grupo, equipa que ocuparia o lugar vago na final.

Depois de no primeiro jogo do dia a equipa de Wiesbaden (GER) ter ganho, a UMinho via-se obrigada a vencer ou empatar com Cordoba para aceder à finalíssima. Com isto em mente, os lusos assumiram as despesas do jogo e frente à poderosa equipa de Cordoba conseguiram não só ser superiores, como demonstraram porque são os tricampeões em título, vencendo por 29-22 e carimbando o passaporte para a final que decorrerá amanhã às 18h00, no Pavilhão da UMinho.

A primeira meia-final do dia feminina foi entre duas equipas alemãs (Wiesbaden e Konstanz), desta forma já sabíamos que na grande final estaria uma equipa deste país.

Wiesbaden entrou melhor no jogo, apesar de um início equilibrado, conseguiu ser superiores e vencer a partida por 33-21. Wiesbaden entrou a marcar e conseguiram estar com mais quatro golos do que as de Konstanz, mas a partir do 20’ as alunas de Konstanz empataram e deram a volta ao resultado (11-12). Por cada golo da Universidade de Konstanz seguia-se um da Universidade de Wiesbaden, chegando aos 27 minutos com um empate a 14 golos. A equipa de Wiesbaden conseguiu recuperar a vantagem e chegou ao intervalo a vencer por 16-14. Na segunda parte quem inaugura o marcador é a Universidade de Konstanz, no entanto, rapidamente as de Wiesbaden mostram como se marcam muitos golos em poucos minutos, estando a vencer com dez golos de diferença ao minuto 45 (26-16). Até final ainda houve tempo para mais alguns golos, mas a vitória já estava do lado de Wiesbaden.

Na segunda meia-final, as polacas da Universidade de Vicent Pol defrontaram as sempre aguerridas espanholas de Córdoba. Mais possantes, as campeãs em título não deram grandes hipóteses e carimbaram o acesso à final por 26-14. As espanholas até começaram melhor, marcaram primeiro e até chegaram ao 1-3 aos 5’. Contudo, as polacas, com os seus ataques “mortíferos” depressa deram a volta ao resultado mas o jogo continuou equilibrado, mas “quente” durante toda a primeira parte, afinal estava em jogo o lugar na final. 13-10 era o resultado ao intervalo. O início da segunda parte mostrou superioridade das polacas, que chegaram ao 17-10 ao 36’, a maior diferença até então. O último quarto de hora foi mais equilibrado. Málaga foi mais eficaz, mas não foi capaz de reduzir a diferença e de chegar à discussão pela vitória. Málaga vai agora lutar pelo terceiro lugar do pódio com as alemãs da Universidade de Konstanz.

Nas partidas de apuramento do 5º ao 8º lugar, a Universidade de Toulon-Var (FRA) goleou a Universidade de Marmara (TUR) por 43-25, garantindo um lugar no jogo de atribuição do 5.º e 6.º, o qual vai discutir com a Universidade do Porto (POR) que na partida contra a sua congénere da Universidade de Aveiro (POR) venceu por 30-25.

Assim UAveiro e Marmara vão discutir os últimos lugares da classificação, sendo que a Universidade de Pitesti (ROM) já tinha ficado com o 9º lugar.

No masculino, a Universidade de Leiria jogou com Wiesbaden (GER) pela sua primeira vitória neste campeonato, enquanto para os alemães só uma vitória permitiria ter esperanças de ficar em segundo lugar e com isso acesso à finalíssima! Apesar do esforço, os lusos foram batidos mais uma vez, desta por 22-32.

Com esta vitória, os alemães de Wiesbaden igualavam os seis pontos do segundo classificado - a UMinho, ficando à espera do jogo destes para saber o que lhe reservava.

No entanto, a vitória da UMinho sobre Córdoba relegou-os para a disputa do 3ºlugar que será frente à Universidade de Strasboug (FRA) que venceu a Universidade de Pitesti por 18-26.

Por sua vez, a ULeiria irá lutar pelo 5.º lugar, juntamente com a Universidade de Pitesti, dado que foram as duas ultimas classificadas.

O último jogo do dia foi aquilo que se pode dizer “uma final antecipada”. Em campo estiveram as duas formações que vão agora disputar a finalíssima da prova, UMinho e Córdoba, respetivamente.

Córdoba já tinha o lugar assegurado na finalíssima, por isso a responsabilidade estava do lado da UMinho. E os minhotos levaram isso muito a peito, tomaram conta das despesas do jogo e embora a primeira parte tenha sido bastante equilibrada, os lusos controlaram sempre o rumo dos acontecimentos e estiveram quase sempre na frente do marcador, tendo ido para o intervalo com uma vantagem de 12-10.

No segundo tempo, o jogo ficou ainda mais emotivo e mais “durinho”, mas a experiência dos minhotos manteve-os calmos e concentrados. Controlaram, souberam gerir a vantagem e terminaram com uma vitória clara por 29-22, carimbando a sua presença na final e renovando a sua confiança no Penta campeonato europeu universitário.


Jogos para amanhã:

Podes acompanhar AQUI no nosso SITE Mundo do Desporto

FEMININO

Final 16:00 HfPV Wiesbaden (GER) vs UNI. of Vincent Pol (POL)

3/4 12:00 UNI. of Konstanz (GER) vs UNI. of Malaga (ESP)

5/6 10:00 UNI. of Porto (POR) vs UNI. Toulon-Var (FRA)

7/8 10:00 UNI. of Aveiro (POR) vs Marmara University (TUR)


MASCULINO

Final 12:00 POL. INST. of Leiria (POR) vs UNI. of Pitesti (ROM)

3/4 16:00 HfPV Wiesbaden (GER) vs UNI. Strasbourg (FRA)

5/6 18:00 UNI. of Minho (POR) vs UNI. of Córdoba (ESP)

Enviar um comentário

 
Topo